Eng. Dr. Rafael Alves de Souza

Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual de Maringá em 1999. Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Estadual de Campinas em 2001. Doutorado-Sanduíche em modelagem computacional (análise não-linear), análise experimental e dimensionamento de elementos especiais de concreto na Universidade do Porto, Portugal, em 2003. Doutor em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2004. Pós-doutor pela University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos, em 2006. Em 2011, realizou estágios de curta duração em nível de pós-doutorado na École Politécnique Fédérale de Lausanne (Suíça) e na Technologic University of Delft (Holanda) com ênfase na análise e dimensionamento de estruturas especiais de concreto estrutural utilizando o Stress Fields Method e o Stringer-Panel Method. Pós-doutor pela University of Massachusetts Amherst, Estados Unidos, em 2015.

Foi agraciado com a Primeira Menção Honrosa para Teses de Doutorado em Estruturas no ano de 2006, em concurso promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto. Foi agraciado com o Prêmio Fernando Luiz Lobo Barbosa Carneiro – Destaque do ano em Pesquisa de Concreto Estrutural em 2017, pelo Instituto Brasileiro do Concreto. Autor de inúmeros projetos estruturais e laudos periciais. Autor de diversos artigos científicos nacionais e internacionais, publicados tanto em congressos quanto periódicos indexados. É um dos fundadores do grupo de pesquisa GDACE/UEM (Grupo de Desenvolvimento e Análise do Concreto Estrutural Universidade Estadual de Maringá). Autor do livro Análise e Dimensionamento de Elementos de Membrana em Concreto Estrutural, publicado pela Editora da UEM (EDUEM) em 2016.

Autor de diversos artigos científicos nacionais e internacionais, publicados tanto em congressos quanto periódicos indexados. Membro do Conselho Editorial da Revista Acta Scientiarum e revisor da revista internacional ACI Structural Journal (Estados Unidos). Atua em perícias estruturais, tendo participado em 2006, junto com colegas da University of Illinois, de laudo complementar sobre o colapso do Cassino Tropicana, Atlantic City, New Jersey, em 1994. Em 2008, participou do laudo sobre a queda frágil das 15 sacadas do Edificio Don Gerônimo, em Maringá-PR.

É Membro do Instituto Brasileiro do Concreto desde 2002 e membro do American Concrete Institute desde 2006, participando dos comitês 445 - Shear and Torsion (Voting Member) e 447- Finite Element Analysis of Reinforced Concrete Structures. É Membro do Comite CT301 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, desde 2007, com objetivo de Revisão da NBR6118 (Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento). Membro da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).

Foi Pesquisador Nível 2 e Nível 1-D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2009 a 2016. Entre 2008 a 2010 foi Chefe Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá. Entre 2010 e 2011 foi Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá. Entre 2012 e 2014 foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV) da Universidade Estadual de Maringá. É Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá, onde leciona disciplinas da área de Estruturas desde 2002. É fundador e sócio-diretor da Engacon Engenharia e Arquitetura Ltda.

© 2020 ENGRACON - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS